Benefícios do Óleo de soja e Preços

Óleo de soja contém vitamina K

O óleo de soja é o óleo comestível extraído das sementes de soja. São os óleos de cozinha mais populares e amplamente utilizados no mundo. A soja é uma das culturas antigas cultivadas pelos chineses e apenas algumas centenas de anos atrás, foi apresentado ao resto do mundo. Hoje, é uma das culturas comerciais amplamente cultivadas no Brasil, EUA, Argentina, China e Índia.

A soja é uma planta dicotiledónea anual que pertence à família de Fabaceae (Leguminosae) no género; Glicina. Nome científico: Glycine max. (L.) Merr.

As sementes de soja e o óleo

A soja floresce bem sob um solo úmido, rico em nutrientes e bem drenados. A soja é uma cultura de curto prazo, toda a produção é feita em cerca de 120 dias do plantio à colheita. Sementes de soja amarelas são especialmente escolhidas para a prensagem de óleo.

As características físicas de óleo de soja

Sementes de soja secas compõe cerca de 18-20% na extração de óleo. As sementes são então sujeitas a prensagem para obtenção de óleo de de soja e farelo resíduo, utilizado na alimentação animal. Óleo de soja bruto é amarelo e contém impurezas, tais como umidade, lecitina, ácidos gordos, e determinados compostos voláteis. Estas impurezas são removidas através de refinamento para a obtenção de óleo de soja em padrão aceitável. Óleo refinado é um liquido amarelo claro, com odor neutro. O óleo de soja contém baixa quantidade de ácidos gordos, menos de 0,1%.

Informações nutricionais

– Em 100 gramas de óleo de soja contém cerca de 884 calorias.
– É um dos óleos de cozinha com alto ponto de aquecimento; semelhante a óleo de amendoim.
– O óleo de soja tem um bom perfil lipídico. Contém gorduras saturadas, monoinsaturados e poliinsaturados em proporções saudáveis.
– É um dos óleos alimentares estáveis​​; tendo uma vida útil longa.

Os benefícios de saúde do óleo de soja

O óleo de soja é rico em gorduras poli-insaturados. O ácido linoleico (omega-6) é o principal ácido gordo poli-insaturado encontrado no mesmo. Além disso, é pobre em gorduras saturadas, e livre de colesterol; tornando-se um dos óleos mais saudáveis para se cozinhar.

Sendo um óleo vegetal, é uma boa fonte de esteróis, especialmente β-sitosterol. Fito-esterois inibem competitivamente a absorção de colesterol no intestino e, assim, podem reduzir os níveis de colesterol no sangue em 10% a 15%

O óleo de soja é uma fonte moderada de antioxidante, a vitamina E. Em 100 g de óleo existe 8,18 mg de α-tocoferol e 64,26 mg de gama-tocoferol. A vitamina E é um poderoso lipídio antioxidante solúvel, necessária para manter a membrana celular das membranas mucosas e da pele, protegidas contra os radicais livres prejudiciais.

O óleo contém vitamina K, em concentrações elevadas; 100 g de óleo contém cerca de 183,9 mcg. A vitamina K é de suma importância para a saúde óssea. Níveis de vitamina K adequada na dieta ajudam a limitação de danos neuronais no cérebro; assim, tem um importante papel no tratamento de doentes que sofrem de doença de Alzheimer.

Benefícios do Óleo de soja 1

Benefícios do Óleo de soja 2

Benefícios do Óleo de soja 3

Benefícios do Óleo de soja 4




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *