Como Lidar com Deficiência Auditiva na Escola

Dicas deficiência auditiva na escola

Os alunos que têm deficiência auditiva podem se beneficiar da inclusão na escola em salas de aula com alunos que não têm deficiência. Professores devidamente preparados podem compreender os impactos educacionais e sociais da deficiência auditiva, criando estratégias de ensino que coloquem em prática a promoção e aceitação para melhorar a aprendizagem.

Desde a implementação da Lei de inclusão que defende a colocação de alunos com necessidades especiais no ambiente de sala de aula menos restritivo, as crianças com perda auditiva vem ganhando espaço dentro de salas regulares. Com a inclusão estes alunos se beneficiam de vantagens como: aprender de forma mais eficiente para se comunicar com seus pares de audição, se sentem menos fisicamente e socialmente isoladas das outras crianças, podem ter mais acesso a determinadas oportunidades acadêmicas ou profissionais.

Mas antes de optar pela inclusão de uma criança com deficiência auditiva é importante levar em consideração fatores como:

– Disponibilidade de professores de apoio treinados

– O acesso a dispositivos tecnológicos de assistência

– Os níveis linguísticos e acadêmico do aluno

– Potencial para a comunicação entre alunos e professores.

A escola precisa estar preparada para oferecer muito mais do que um professor que tenha conhecimento da linguagem de sinais. As aulas precisam de um ambiente educacional estimulante e desafiador com atividades que possam ser compartilhadas com alunos com deficiência auditiva.

Como Lidar com Deficiência Auditiva na Escola 1

Como Lidar com Deficiência Auditiva na Escola 2 Como Lidar com Deficiência Auditiva na Escola 3 Como Lidar com Deficiência Auditiva na Escola 4 Como Lidar com Deficiência Auditiva na Escola 5




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *