Dicas Alimentos para Dentes e Gengivas Saudáveis

O caminho para dentes perfeitos

Os dentes são importantes! Não admira que a maioria das pessoas cuidam bem deles. Escovando, passando fio dental, escovando a língua e usando enxaguante bucal. E mesmo com todo esse cuidado ainda podemos ter cárie ou problemas na gengiva. Por quê? A resposta pode estar escondida na geladeira.

Surpreendente ou não, a diferença entre um sorriso saudável e visitas frequentes ao dentista pode ser a sua dieta. Mesmo se você tem uma rotina de higiene oral perfeita, pode ser difícil manter seus dentes e gengivas saudáveis, se você não prestar atenção no que você come.

Muitas vezes, vemos os alimentos como sendo o vilão quando se trata de saúde oral. Afinal, açúcares e alimentos ácidos e bebidas são as que causam a maioria dos danos aos nossos dentes. No entanto, existem muitos tipos de alimentos que não não prejudicam os dentes, e sim podem ajudar na nossa saúde bucal.

De prevenção de cáries e doença periodontal até mesmo refrescar sua respiração e clarear seus dentes, os alimentos nesta lista podem ser tão eficientes quanto os melhores produtos de bochecho no mercado. Então prepare-se para adicionar algumas guloseimas amigáveis ​​dos gentes e gengivas para mantê-los saudáveis.

Como alimentos ajudam manter dentes e gengivas saudáveis

Seus dentes e gengivas são uma parte de seu corpo, e como qualquer outra parte, precisa de boa nutrição para funcionar corretamente. Nutrientes específicos são mais benéficos para diferentes partes do seu corpo, por isso vamos ver quais são os elementos mais importantes para dentes e gengivas saudáveis

Alimentos ricos em cálcio e fósforo

O esmalte dos dentes é composto de minerais. Diferentes alimentos ácidos e bebidas podem causar erosão do esmalte, e, para tornar os dentes fortes novamente você precisa colocar alguns minerais de volta e tentar restaurar o que é perdido. Os principais heróis aqui são cálcio e fósforo. Estes elementos são os blocos de construção do esmalte e consumi-los é importante para manter seus dentes fortes e saudáveis.

– Melhores fontes de cálcio – iogurte, queijo, frutos do mar, leite (baixo teor de gordura), tofu, amêndoas

– Melhores fontes fósforo – sementes de abóbora, peixe, nozes do Brasil, carne vermelha, ovos, tofu, caldo

Alimentos firmes e crocantes ricos em água

Alimentos duros e crocantes que contêm muita água são excelentes para os dentes de várias formas. Primeiro, a mastigação produz mais saliva, que é o melhor neutralizador natural de bactéria que causam cáries. Em segundo lugar, a textura desses alimentos também os torna naturalmente abrasivos, de modo que esfregam suavemente e limpam as superfícies dos dentes, removendo a placa e as partículas de alimentos.

– Melhores opções: aipo, maçãs, pepinos, cenouras

Alimentos ricos em vitamina D

A vitamina D é crucial para a sua saúde geral, mas é realmente importante se você quiser dentes saudáveis ​​. A principal razão é que ajuda seu corpo a absorver melhor o cálcio.

– Melhores fontes: luz solar (você não pode comer a luz solar, mas ainda é a melhor fonte natural de vitamina D), peixe, gemas de ovo, óleo de fígado de bacalhau.

Alimentos ricos em vitamina C

A vitamina C é poderosa! Pode reforçar vasos sanguíneos e reduzir a inflamação, o que pode ajudar a manter as gengivas mais saudáveis. A vitamina C também é necessária para a produção de colágeno, uma proteína-chave que ajuda a combater a doença periodontal. Sem vitamina C, suas gengivas se tornam sensíveis e mais suscetíveis às bactérias que causam a doença periodontal.

– Melhores fontes: pimentões, laranjas, kiwi, morangos, brócolis, couve

Alimentos ricos em antioxidantes

Quando se trata de seus benefícios para a saúde, antioxidantes têm quase um status de celebridade. Como eles ajudam a manter sua boca saudável? Antioxidantes combatem as bactérias que causam inflamação e doença periodontal. Eles ajudam a proteger gengivas e outros tecidos de danos celulares e infecção bacteriana.

– Melhores fontes: maçãs, bagas, uvas, passas, nozes, feijão

Alimentos ricos em antocianinas, arginina e polifenóis

Existem muitos outros elementos que podem ser benéficos para a saúde bucal. Mais pesquisas são necessárias, mas alguns dos candidatos mais promissores são as antocianinas (que podem impedir que a placa se fixe aos dentes e combater o câncer bucal), a arginina (um aminoácido importante que pode interromper a formação de placa e reduzir as chances de cáries) e polifenóis (que podem retardar o crescimento das bactérias que conduzem à placa, impedindo doenças na gengiva, as cáries e a má respiração).

– Melhores fontes (antocianinas) – bagas, uvas, cerejas, ameixas, berinjela

– Melhores fontes (arginina) – carne, soja, nozes

– Melhores fontes (polifenóis) – chá (preto e verde), bagas, linhaça, cacau

Lembre-se sempre do básico

É ótimo poder comer alimentos saborosos e se beneficiar de dentes e gengivas saudáveis. No entanto, não se esqueça o que o dentista lhe ensinou. Mesmo após consumir os alimentos saudáveis desta lista, é importante limpar os dentes de alguma forma para retirar o restante das partículas de alimentos, açúcares e ácidos. É claro que escovar os dentes é a opção principal, mas se não for possível no momento, você pode pode mascar um chicletes sem açúcar, ou, pelo menos beber um pouco de água.




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *